quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quem é o meu próximo?

"Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o compadeceu-se dele".
Lucas 10.29-33

Provavelmente, você já deve ter ouvido inúmeras vezes sobre essa passagem. Quem sabe muitas vezes você leu, ou quem sabe você até já pregou. Pois bem, vamos aprender mais um pouco então.
Me chama a atenção as duas figuras de autoridade que, passaram por aquele certo homem mas, não lhe deram atenção.
Tanto o sacerdote como o levita erraram ao ignorar sua responsabilidade, seja ela espiritual ou social. Pareciam meramente religiosos. Já o samaritano demonstrou que tinha um sentimento de compaixão.

Então o que eu aprendo é: muitas vezes vemos nosso próximo ao chão, caído, sem forças, e fazemos como aqueles religiosos. O fato é que as vezes ainda dizemos, ou pensamos: esse ai está sendo provado, ou, Deus está tratando com ele. Tudo bem se for isso, mas não podemos nos achar no direito de deixa-lo caído ali, sem estender a mão. Falo do próximo em Cristo ou não, falo de pessoas.

Quem é o meu próximo?



segunda-feira, 11 de julho de 2011

TEMPO PARA TUDO

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu": 
Eclesiastes 3.1

Quem nunca orou assim: 'Seja conforme a tua vontade Senhor'!

Pois bem as vezes em nossas orações, fazemos um monte de petições e depois no final dizemos, e seja conforme a tua vontade Senhor. 

No versículo acima diz que há tempo para tudo, e nós muitas vezes não entendemos. A verdade é que, o tempo de Deus não é o nosso tempo. As vezes Deus quer que fiquemos um pouco mais no deserto, que esperemos um pouco mais, que continuemos naquele trabalho, e assim aprendamos que Ele esta no controle de tudo.

No Salmo 1 .2, diz que, no devido tempo os frutos aparecem, isso para àqueles que têm prazer na palavra de Deus, e ainda diz que tudo quanto faz será bem sucedido. Mas no tempo de Deus.

Então quando orarmos dizendo, "seja feita a tua vontade Senhor", estejamos preparados para ouvir de Deus que, ainda não é hora, espere um pouco mais, ou até mesmo que sim, chegou a sua hora.

Veja este texto da palavra que diz: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". 
1ª Pedro 5.6-7

QUE DEUS NOS ABENÇOE.